Polêmica: “O Boticário” e a liberdade

(reprodução youtube)
(Reprodução: YouTube)

Essa semana, a internet entrou em colapso mais uma vez. A polêmica da vez foi essa campanha publicitária de “O Boticário”. Na propaganda, casais trocam presentes no dia dos namorados. O que incomodou os intolerantes conservadores foi a aparição de dois casais gays.

O que chamou a atenção é que, dessa vez, a fúria de parte das pessoas ultrapassou o mimimi no Twitter e no Facebook: grupos organizaram um dislike coletivo no vídeo da campanha. Os mais radicais, capitaneados pelo Pastor Silas Malafaia, convocaram um boicote à marca.

Você deve estar se perguntando “o que isso tem a ver com o Randomiza?

Nós já vimos grandes obras serem censuradas por conta da sua mensagem. Na música, o Rap foi duramente reprimido por falar mal da polícia (vide essa música do Body Count nos EUA) e pedir a legalização da maconha (como esse clipe do Planet Hemp). No cinema, filmes como “A vida de Brian” e “A última tentação de Cristo” não puderam ser exibidos em alguns países por questões religiosas.

Por muito menos que isso, a campanha de “O Boticário” já acumula 30 reclamações ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Isso ainda está longe de ser censura, é verdade. No entanto, grupos conservadores acumulam muitos cargos nas mais variadas esferas do poder. É preciso pensar no futuro. Quem garante que uma futura produção brasileira envolvendo temas realmente polêmicos (porque, convenhamos, relacionamentos homossexuais não deveriam ser polêmicos há muito tempo, né?!) não sofram com algum tipo de censura?

Vivemos num mundo plural, deixem ele ser retratado dessa forma!

PS: ainda tá afim de boicotar uma marca que aceita todos os tipos de relacionamento? Aproveita e boicota também essa daqui!

Daniel Schiavoni

Jornalista em formação. Fã de Woody Allen, Stalone, Miles Davis e Molejão. É ligado em política, filosofia, Sessão da Tarde e trocadilhos cretinos.

  • Elyson Gums

    E tem que logar no Faceglória usando o Jesusmail, viu?

  • Elyson Gums

    E tem que logar no Faceglória usando o Jesusmail, hein?

  • Larissa Deubert

    Mas agora tem o FACEGLÓRIA.COM (risos), dá pra boicotarem pelo menos o Facebook.

  • Larissa Deubert

    Queria mesmo é que essas pessoas me boicotassem da vida delas. :'( Soucorro.