O homem por trás de Yoda

o-matic
De óculos e bigode, o artista que criou o boneco e o interpretou no cinema (Foto: Flickr/Rene Walter)

“Powerful you have become, the dark side I sense in you”. Conhecemos esta célebre frase pelo mestre jedi Yoda. Mas de quem é a voz que dá vida ao mestre de Luke Skywalker? Seu nome é Frank Richard Oznowicz, ou Frank Oz. Embora os fãs não tenham conhecido seu rosto na época de lançamento dos primeiros Star Wars, ele é um dos mais famosos marionetistas do mundo.

Frank Oz foi contratado para animar o boneco de Yoda, mas também assumiu a função de consultor criativo. Ele foi responsável pela concepção do personagem – incluindo os maneirismos na fala –  pela criação do boneco que representava o Mestre na trilogia antiga. Nos episódios I, II e III, ele foi apenas o dublador do alienígena. De início, George Lucas não queria sua voz no personagem. Jim Henson, criador dos Muppets, foi a primeira opção.

Este não é o único papel marcante na carreira do marionetista: ele também teve papel de destaque em Vila Sésamo, onde interpretou Beto, Cookie Monster e Grover, além de estar envolvido com a concepção de Muppets, onde atuou por mais de trinta anos e teve seu nome lançado ao mundo. Aliás, foi interpretando bonecos como George, Miss Piggy, Urso Foggie e Animal que ele recebeu o convite de George Lucas.

o-matic
Personagens marcantes da carreira de Frank, que aparece ao fundo (Foto: Flickr/Tom Simpson)

Os shows de marionete foram seus principais trabalhos, e lhe renderam premiações individuais na década de 70 e 80. Por Vila Sésamo, venceu um Emmy em 1974 e outro em 1976, na categoria de programas infantis. Seus personagens em Muppets renderam mais dois Emmys na categoria comédia. Atualmente, não trabalha com nenhuma das duas séries.

Além de ator e marionetista, Oz é diretor e acumula 14 obras em seu nome. Sem seus bonecos, participou de Blues Brothers, Um lobisomem Americano em Londres, Os Espiões que entraram numa fria, Trocando as Bolas e Inocente Mordida, além de uma série de aparições em voz em outros filmes.

Elyson Gums

Estuda jornalismo porque não deu certo como zagueiro. Gosta mais de batata do que de estudar, e assiste muito desenho e filme pastelão.