Dia Mundial do Rock – Do som às telonas

O gênero musical foi tema de diversas produções cinematográficas ao longo do tempo. Confira as cinco que listamos para comemorar a data!

Cena do filme "The Wall"
Cena do filme “The Wall”

O Dia “Mundial” do Rock (que, por incrível que pareça, é celebrado hoje apenas no Brasil e na Argentina) é aquela data em que todo mundo vira ~~rockista e posta “hoje é dia de rock, bebê” nas redes sociais. Então, pra (tentar) escapar do clichê de falar de bandas e tudo mais, decidimos falar de 5 filmes que abordam o gênero musical que tanto amamos (ou não). Se liga!

 

5 – Pink Floyd – The Wall (1982, Alan Parker, Gerald Scarfe)

Cartaz do filme "The Wall"
Cartaz do filme “The Wall”

Inspirado no mais icônico álbum do Pink Floyd, The Wall leva para o cinema de forma magistral o conceito do disco: o isolamento e a depressão. O filme quase não tem diálogos e, apesar das muitas músicas, não dá para ser considerado como um musical porque reproduz praticamente todas as canções na versão de estúdio do disco homônimo. Vale a pena conferir!

4- Shine a Light (2008, Martin Scorsese)

 

shine a light
Cartaz do filme “Shine a light”

Shine a Light acompanha a turnê de 50 anos dos Rolling Stones, mostrando os bastidores, o dia a dia, o convívio com outros artistas e parte do acervo de imagens da banda. O filme foi produzido pelo diretor Martin Scorsese, fã assumido dos Stones, e foi muito bem recebido pela crítica especializada e pelos amantes do som dos caras.

3 – Quase Famosos (2000, Cameron Crowe)

 

quase-famosos4
Cartaz de “Quase famosos”

 

Ambientado nos anos 70, Quase Famosos conta a história de um jovem repórter da Rolling Stone que fica encarregado de acompanhar uma banda de rock, a fictícia Stillwater. Despretensioso e divertido, o filme é capaz de colocar a audiência dentro do dia-a-dia de uma banda de rock em excursão. A produção ganhou o Oscar de melhor roteiro original em 2001.

2 – The Doors (1991, Oliver Stone)

doors2
Pôster de “The Doors” (1991)

Apesar de levar o nome da banda, o filme é praticamente todo focado na vida de Jim Morrison. Membros da banda participaram da produção como consultores, deixando a obra mais fiel à realidade. O destaque vai para a atuação do ator Val Kilmer.

1 – No Direction Home: Bob Dylan (2005, Martin Scorsese)

600full-no-direction-home-bob-dylan-poster
Cartaz de “No direction home: Bob Dylan”

Mais um excelente documentário de Scorsese, dessa vez mostrando os primeiros anos da carreira de Bob Dylan. O filme, que retrata o impacto na música popular norte-americana causada por Dylan, exibe imagens raras do músico na década de 60.

 

 

Daniel Schiavoni

Jornalista em formação. Fã de Woody Allen, Stalone, Miles Davis e Molejão. É ligado em política, filosofia, Sessão da Tarde e trocadilhos cretinos.